Cidade de Bolonha 

Cidade de Bolonha

Explore a Riqueza Cultural e Histórica da Cidade de Bolonha através de seus Tesouros Arquitetônicos e Gastronômicos

Bolonha, cidade medieval do norte da itália, situada na região da “Emilia Romagna”, é conhecida por quatro sobrenomes:” La Dotta“(a Culta), ” La Grassa”, (a Gorda), “La Turrita” (a cheia de torres) , “La Rossa” (a Vermelha). Bolonha é também a “terra dos motores”. Baseado em seus “sobrenomes”, pensamos em cinco dicas de lugares para você conhecer em Bologna.

Sobrenomes da Cidade de Bolonha

1-“La Dotta” (a Culta)

Este sobrenome é pela presença da Universidade Alma Mater, a mais antiga do mundo ocidental. A sede da primeira Universidade de Bolonha do século XVI é o “Palazzo dell’Archiginnasio” e é aberta ao público.

No interior do palácio se encontra o “O Teatro Anatômico” uma bela sala feita de madeira onde havia aulas de anatomia para estudantes de medicina.  Passeando pela via “Zamboni”, no centro da cidade, é possível ver as sedes atuais da universidade.

2- “La Grassa” (a Gorda)

Bolonha é famosa no mundo pela sua gastronomia, terra da “Mortadela”, do “Tagliatelle alla bolognese”, das “Lasagnas” e do Tortellini. Também é conhecida pelos vinhos das Colinas Bolonhesas.

Em âmbito regional encontramos os famosos Presunto de Parma e o queijo Parmigiano Reggiano.

La Grassa

Estas  especialidades você encontrará nas diversas lojas e restaurantes típicos da cidade. É possível também aprender a fazer a “pasta fresca”, pois esta oportunidade é oferecida aos turistas  por várias escolas de cozinha Bolonhesa presentes na  cidade.

3- “La Turrita” (a cheias de torres)  

Refere-se às numerosas torres construídas no período medieval, utilizadas por defesa e demonstração de poder.

La Turrita

Entre os lugares para conhecer em Bolonha estão as “ Torres Asinelli” e “Garisenda”. As torres medievais  estão localizadas no coração da cidade.

A mais alta é a Torre Asinelli com 97 metros, construída entre 1109 e 1119 pelo Gherardo Asinelli. Já a torre Garisenda é alta 47 metros , foi construída no mesmo período pela família nobre ghibellina. Outro passeio interessante para ter uma ideia de como eram as  torres é a visita ao “Museo Realtà Virtuale”, onde é possível “viver” um pouco da Bolonha medieval.

4-“La Rossa” (a Vermelha)

La Rossa

 Com um passeio  a pé pelo centro histórico de Bolonha é possível admirar os palácios construídos na era medieval  e seus diversos tons vermelhos. Outros lugares para conhecer em Bolonha são alguns destes palácios, como por exemplo o  “Palazzo Renzo “que é aberto para eventos e o Palazzo d’Accursio, sede da prefeitura. Os dois palácios  estão localizados  na “Piazza Maggiore”, uma “belíssima” praça conhecida como “Nettuno”.

5-A cidade de Bolonha também é “terra dos motores”

Muitos atribuem a cor vermelha  a presença da Ferrari que junto com a Lamborghini, Maserati e Ducati coloca Bolonha na “rota” dos motores.

Terra dos Motores

Distante poucos quilômetros de Bolonha, na cidade de Modena encontramos  dois museus dedicados à marca Ferrari, o ”Museo Enzo Ferrari” e o ” Museo Ferrari”. O primeiro  nos conta a vida do fundador e o segundo a evolução dos carros.  Existem ainda diversas agências de turismo que promovem passeios que permitem dirigir uma  Ferrari pelas ruas de Modena.

A Ducati e Lamborghini também têm museus próprios. O museu da  Ducati está localizado em um bairro de Bolonha e o museu da Lamborghini está localizado na cidade de Sant’Agata Bolognese, a 30 minutos de Bolonha.

Outro aspecto relevante de Bolonha deve-se pela presença de suas arcadas que juntos somam 40 Km só no centro histórico. Parte deste património arquitetónico e cultural , pela sua importância, foi tombado em 2021 como Património   Mundial da UNESCO.

Cidade de Bolonha

Bom Passeio e Boa caminhada!