Cidadania Italiana por Descendência (Jus Sanguinis)

Cidadania Italiana por Descendência

Cidadania Italiana por Descendência

Este artigo é sobre o direito de reconhecer  a cidadania italiana por descendência, a tão famosa” jus sanguinis”

Para iniciar é importante saber que para a lei italiana o filho de um cidadão italiano é cidadão italiano.

Isto porque a cidadania italiana por descendência, jus sanguinis, é baseada no princípio do direito de sangue. Este princípio garante que filhos e filhas italianos imigrantes têm direito à cidadania independente do país de nascimento.

 Sendo assim, este direito à cidadania italiana por descendência é garantido por lei. A lei que permite que os descendentes de italianos sejam cidadãos italianos é a Legge 91 de 1992.

A ótima notícia é que o parentesco remoto com o “antenato” italiano não impede a transmissão da cidadania, isto porque , não há limite de gerações.

 E ainda, você não precisa ter o sobrenome italiano para ter direito à cidadania. O importante é que seu “Antenato” tenha nascido na Itália.

Contudo, existem algumas situações que podem  interromper o direito à cidadania italiana. Estas situações estão descritas abaixo:

 Quebra do direito a cidadania italiana

A legislação italiana estabelece critérios específicos para determinar quem tem direito a requerer a cidadania italiana.

 Isto significa que, mesmo que você seja um descendente de italiano, podem existir situações que quebram o seu direito à cidadania.

 A seguir estão listados alguns exemplos de falhas no processo de obtenção da cidadania italiana.

 1. Falta da documentação necessária:

Para solicitar a cidadania italiana é necessário fornecer uma série de documentos que comprovem a descendência.

Estes documentos são:

 Sua Certidão de nascimento e dos seus antepassados;

 Sua Certidão de casamento é dos seus antepassados

 Certidão de Não Naturalização do Dante Causa.

É fundamental obter todos os documentos determinados pelos órgãos italianos. A falta de um destes documentos pode ser visto como quebra da transmissão da cidadania e você perder o direito a cidadania italiana

 2. Regras sobre naturalização:

 Em alguns casos, o antenato se naturalizou como cidadão de outro país. Isto será um problema se acontecer antes do nascimento de seu descendente. Sendo assim, a transmissão da cidadania italiana pode ter sido interrompida.

 Essa questão pode ser complexa e requer análise detalhada das leis aplicáveis.

3. Dante causa nato durante Império Austro-Húngaro:

Se seu antenato for originário do antigo Austro-Húngaro, hoje Trento ou de uma região próxima, você deve analisar a sua situação com cautela.

Isto porque, se seu dante causa imigrou para o Brasil antes de 16.07.1920 o fez na condição de cidadão austro-húngaro. Portanto, não era italiano.

4. Linha materna:

 A cidadania italiana pode ser transmitida tanto pela linha paterna quanto materna. Entretanto, existe uma exceção:

 Para a lei italiana a mulher só transmite a cidadania ao filho que tenha nascido depois de 1º de janeiro de 1948.

Antes dessa data, apenas os homens transmitiam a cidadania.

 Contudo, o pedido judicial viabiliza o direito à cidadania italiana por via materna.

 Onde reconhecer o direito a cidadania italiana

 Após você confirmar o seu direito a cidadania, seu próximo passo é definir onde você vai entrar com o pedido de reconhecimento da cidadania italiana:

1.     Nos consulado italianos

2.     Diretamente na Itália

3.   Requerimento da cidadania por via judicial

1- Reconhecer a Cidadania Italiana por descendência nos consulados Italianos

 O reconhecimento da cidadania italiana por jus sanguinis, fora da Itália,  é realizado por meio dos Consulados ItalianosEmbaixadas Italiana da sua jurisdição. Ou seja, o reconhecimento da cidadania deverá ser feito pelo órgão italiano responsável pela região em que você mora.

Por exemplo:

Se você mora em São José do Rio Preto/São Paulo/ Brasil, o reconhecimento da cidadania italiana deverá ser requerido ao consulado italiano presente em São Paulo Capital.

Se você mora em Goiânia/ Goiás/Brasil, o reconhecimento da cidadania italiana deverá ser requerido a Embaixada italiano presente em Brasília.

Se você mora em Los Angeles/California/USA, o reconhecimento da cidadania italiana deverá ser requerido no Consulado italiano presente em Los Angeles .

 É importante saber que os consulados/Embaixada Italiano podem ter regras diferentes sobre a apresentação dos documentos necessários para o reconhecimento da cidadania italiana. Por este motivo, é fundamental se informar sobre as regras específicas do consulado/ embaixada italiana na sua jurisdição.

*Se for do seu interesse leia o artigo dedicado ao reconhecimento da cidadania italiana nos consulados/ embaixadas presentes no mundo

2-Reconhecimento da Cidadania Italiana Diretamente na Itália

 O reconhecimento da cidadania diretamente na Itália é sem dúvida o meio mais rápido de obter o passaporte europeu.

 Isto porque, tirar a cidadania italiana direto na italia quer dizer fazer um processo administrativo em um “comune” italiano. Este processo administrativo de reconhecimento da cidadania italiana tem um prazo para o término de 180 dias.

 Contudo, é necessário que você seja residente em uma cidade italiana.

 No nosso blog temos um artigo dedicado a este argumento: Cidadania italiana diretamente na Itália em 10 passos no 2023

3-Requerimento da cidadania por via judicial

 É possível requerer a cidadania via judicial por dois motivos:

 A cidadania Italiana Via Judicial Materna – quando existe uma mulher na linhagem de descendência e seu filho nasceu antes de 1948.

 Cidadania italiana judicial contra a fila do consulado – Quando o tempo de espera na fila dos consulados ultrapassa os 730 dias.

 Para solicitar o direito à cidadania italiana cidadania italiana por via judicial, você precisará contratar um advogado inscrito na ordem dos advogados italianos para representar a causa em no  tribunal responsável pela jurisdição da cidade onde o seu Dante Causa nasceu.

 *Para mais informações leia o nosso artigo dedicado ao requerimento da cidadania por via judicial

 Enfim, se um dos seus ancestrais for italiano, você tem o direito de requerer a sua cidadania italiana e usufruir das inúmeras vantagens de ser um cidadão Europeu!

 Espero que minha resposta à pergunta sobre direito à cidadania Italiana  seja satisfatória.

 Se você tem interesse em receber outros artigos sobre cidadania italiana, deixe seu email nos comentários.

Grazie per la lettura! AA dopo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *